Terceirização

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Terceirização

O termo terceirização é usado para referir-se à transferência de atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa à terceiros. Também pode ser usado para designar a tendência moderna da concentração de esforços nas atividades essenciais e, com isso, a delegação de atividades complementares à terceiros.

A terceirização é uma forma de gestão de processo produtivo da empresa que contrata de outros serviços específicos, realizados com organização própria e autonomia técnica.

O uso desta ferramenta começou a ganhar importância no Brasil a partir da década de 1980, espalhando-se com a globalização e o surgimento de grandes redes de produção horizontais, com fornecedores integrados. O mercado estava cada vez mais restrito e com isso as oportunidades diminuíam. Isso fez com que fosse necessário encontrar novas abordagens buscando a minimização de perdas.

A terceirização se tornou uma estratégia de negócios indispensáveis, já que permite combinar diferentes técnicas e várias modalidades de produção. É um tipo de parceria entre empresas e que hoje já existe em todas as cadeias produtivas sendo responsável por milhões de empregos formais.

Impactos

A terceirização, no entanto, tinha um outro lado: o surgimento de novas empresas com especialização em determinadas atividades, que geraram oportunidades de oferta de mão de obra. Isso restringiu o impacto social da recessão e do desemprego no Brasil.

Vantagens da Terceirização

Desenvolvimento econômico: é a criação de novas empresas, com oferta de mão-de-obra de diferentes níveis de qualificação, levando ao aumento do nível de emprego e de receita para o Estado;

Especialização dos serviços: a especialização leva a uma lapidação operacional, pois as organizações se tornam cada vez mais enquadrada nos critérios internos das atividades que garantem um aperfeiçoamento na gestão e na obtenção de lucros;

Competitividade: com o aumento da competitividade há um melhor aproveitamento dos pontos positivos, e estimulando a concorrência, que irá diferenciar as empresas pela qualidade;

Busca da qualidade: a qualidade total será a chave de sustentação do prestador de serviços, sua filosofia de ação, sua meta constante de aprimoramento;

Controles adequados: controles adequados na execução dos serviços.

Aprimoramento do sistema de custeio: há necessidade de se ter claro o custo de cada atividade internamente desenvolvida, desta forma, este dado de custeio será fundamental para se comparar com o custo dos serviços prestados pelos terceiros;

Esforço de treinamento e desenvolvimento profissional: podendo constar como uma cláusula do contrato entre as partes, o maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional para os empregados das empresas prestadoras de serviço e como um processo de transferência de tecnologia para os funcionários das empresas contratantes;

Diminuição do desperdício: é ponto constante proporcionado pela terceirização a otimização de recursos e enfoque para a atividade principal remete a empresa a busca de maior lucratividade;

Valorização dos talentos humanos: leva um compromisso maior com a organização para a busca de resultados mais concretos e de metas tangíveis;

Agilidade das decisões: com a revisão estrutural aprimora-se as relações interdepartamentais, os sistemas de comunicação se aperfeiçoam e os processos fluem de forma mais adequada;

Menor custo: a contratação de serviços de terceiros levará a empresa obter vantagens com um menor custo da operação, em relação aos custos praticados quando os serviços eram internos;

Maior lucratividade e crescimento: o reforço das suas atividades no negócio principal da empresa, que será estimulada a cumprir a sua missão.

A partir destes itens é muito importante que a organização ao contratar o serviço de uma empresa terceira, procure estas características e analise se existem pessoas competentes para controlar a operação, com boa comunicação e com intenções de implantar cada vez mais novas melhorias.

A terceirização tem sido a saída para muitas organizações que pretendem deixar de lado a preocupação com a execução da atividade de apoio para dedicar seu tempo e esforço nas estratégias de seu negócio principal.

Assim, pode-se entender que a empresa se concentra no seu foco do negócio passando as atividades para a empresa terceira, que acaba gerando parceria e qualidade no serviço prestado.

Para saber mais sobre a Lei 13.429/2017 da Terceirização, acesse o link.